Home / Noturno
Um Boeing 747 vindo de Berlim chega ao aeroporto JFK, em Nova York, e, subitamente, pára na pista com todas as cortinas abaixadas, luzes apagadas e o sistema de comunicação em pane. Uma equipe de emergência cerca o avião e observa, incrédula, que a cabine é similar a um túmulo onde todos parecem mortos. O alarme se transforma em terror quando se descobre que este misterioso acontecimento é apenas o primeiro de uma assustadora invasão que se estenderá por todo o planeta e dá início a uma sangrenta batalha entre homens e vampiros. Assim começa Noturno, primeiro livro da Trilogia da Escuridão, do cineasta mexicano Guillermo Del Toro, responsável pelo aclamado O labirinto do Fauno, em parceria com o norte-americano Chuck Hogan, apontado por Stephen King como um dos dez melhores escritores de suspense da atualidade.
Fã confesso de histórias de vampiros e de universos fantásticos nos quais sonhos infantis se misturam a inquietantes pesadelos, Guillermo del Toro atualiza o tema em sua estreia literária e adiciona a ele um suspense eletrizante, com estrutura de investigação policial comparável a de séries de sucesso como CSI, em que os protagonistas têm um olhar científico sobre os fatos.
Sob o comando do doutor Ephraim Goodweather, infectologista à frente do Projeto Canário, a equipe tenta desvendar o que aconteceu dentro do Boeing. Logo o médico descobre algo que vai contra tudo o que estudou: as vítimas estão infectadas por um vírus disseminado por uma raça milenar, os vampiros, e mesmo aqueles considerados mortos estão se reerguendo e partindo em busca de novas vítimas e de alimento.
Transformando a invasão dos vampiros num ataque viral que não escolhe suas vítimas, uma pandemia mundial capaz de pôr em risco a espécie humana, Noturno mantém um ritmo crescente que leva a um clímax arrebatador e deixa os leitores ávidos pela continuação da história, à espera do segundo livro da trilogia.