Home / Especulações cinematográficas
O aguardado livro de Quentin Tarantino sobre cinema, filmes que marcaram sua juventude e memórias pessoais do aclamado diretor
Um dos mais célebres cineastas contemporâneos, Tarantino parece ser o maior entusiasta vivo do cinema. Em entrevistas, o diretor sempre comentava sobre o desejo de um dia escrever livros sobre filmes. E é isto que o leitor tem em mãos agora. Especulações cinematográficas é tudo que os fãs de Tarantino — e todos os cinéfilos — esperavam: uma obra magnífica sobre a sétima arte.
Construído sobretudo em torno dos principais filmes norte-americanos da década de 1970 — aos quais Tarantino assistiu pela primeira vez quando ainda era um jovem que adorava ir ao cinema —, este livro alia rigor intelectual a uma perspicácia ímpar e boas doses de descontração e entretenimento. É uma combinação de teoria do cinema, críticas de filmes, reportagem habilidosa, curiosidades e fascinante história pessoal, na voz singular de Tarantino. Conforme discorre sobre diversas obras, analisando direções, produções, escalações e atuações, o autor especula caminhos possíveis para cada filme e compartilha sua extraordinária visão sobre cinema — algo que apenas um dos maiores artistas de todos os tempos poderia oferecer ao público.
Uma rica análise cinematográfica, a obra retrata diferentes períodos da história dos Estados Unidos, além das mudanças mais marcantes no cinema e na sociedade. Em sua estreia como autor de não ficção, Tarantino oferece ao leitor uma oportunidade única de navegarmos por sua mente artística e sabermos mais de suas opiniões e memórias pessoais. Especulações cinematográficas é, em essência, uma história de amor pelo cinema e por todas as suas fascinantes nuances.